Logomarca do CEFAC Bahia

CEFAC Bahia

Centro de Estudos da Família e CasalDesde 1985

O CEFAC

Histórico do CEFAC

Fundado em 1985 pela psicoterapeuta Maria Joaquina Moura, conhecida por todos como Marita, O CEFAC iniciou as suas atividades com um grupo de estudos em Psicoterapia de Família. Já no ano seguinte, o curso de Formação em Psicoterapia Sistêmica de Família, Casal e Individual começou a ser estruturado sob coordenação da psicoterapeuta Vânia Castilho, que permanece até os dias atuais como Diretora Geral da instituição. Desde o ano 2000 a psicoterapeuta Elda Elbachá, que já integrava o corpo docente da instituição há dez anos, passou a dividir a coordenação do curso de formação, bem como a direção do CEFAC com Vânia Castilho.

Ao longo de tantos anos de existência do CEFAC e desta parceria na direção da instituição, muitas atividades foram desenvolvidas com o afinco desejo e compromisso de fortalecer a cena da Psicoterapia Sistêmica na Bahia. O CEFAC já recebeu profissionais de grande renome internacional para promover cursos e seminários como Stefano Cirillo (psicoterapeuta de família dedicado à aplicação da Abordagem Sistêmica no contexto de serviços psicossociais em Milão-Itália), Maurizio Adolfi (médico, psicoterapeuta de família e fundador da EFTA – European Family Therapy Association em Roma-Itália), Gianfranco Cecchin (psiquiatra e psicoterapeuta, fundador do movimento de terapia familiar sistêmica em conjunto com outros profissionais em Milão-Itália), Yoel Elizur (Phd em Psicologia Clínica e psicoterapeuta em Jerusalém-Israel), Haim Omer (Phd em Psicologia Clínica e psicoterapeuta em Jerusalém-Israel), entre outros.

Atualmente o CEFAC mantém a tradição na formação de psicoterapeutas, sendo reconhecida como primeira instituição de ensino em Psicoterapia Sistêmica na Bahia a realizar o treinamento clínico supervisionado, como também volta-se às demandas pós modernas contemporâneas, atualizando constantemente a sua prática.

Assine gratuitamente nosso boletim e fique por dentro do que acontece no CEFAC.