Logomarca do CEFAC Bahia

CEFAC Bahia

Centro de Estudos da Família e CasalDesde 1985

Publicações

Reflexões Terapêuticas:
A demanda terapêutica e o foco terapêutico

Por: Elda Elbachá*

Última atualização em

A Demanda terapêutica – nomeada também como narrativas saturadas na clínica narrativa de Michael White – é a narrativa consciente que o cliente expressa na terapia sobre a sua dor, o seu dilema ou seu problema.

No processo dialógico da primeira sessão, a pergunta do terapeuta sobre a demanda terapêutica do cliente acaba proporcionando uma primeira resignificação da narrativa saturada, pois cria uma oportunidade de refletir e expressar também o que se deseja construir como “bom” ou “melhor” para a própria vida.

Focos terapêuticos são dinâmicas sistêmicas inconscientes que vão sendo sentidas e percebidas pelo terapeuta, dentro do processo terapêutico, como eixos sustentadores e retroalimentadores dos dilemas, tornando-se, então, a base para a desconstrução das narrativas saturadas e construção das narrativas terapêuticas.

O foco terapêutico de cada sessão, portanto, inclui, amplia e expande a demanda terapêutica, movendo-a na direção da sua desconstrução, dissolução, liberação e reconstrução de significados, promovendo, ao longo do processo terapêutico, que novas construções de identidades e realidades fluam e se sustentem naturalmente.

*Elda Elbachá

Diretora Administrativa, Docente e Supervisora Clínica do CEFAC;
Psicoterapeuta Sistêmica de Família, Casal e Individual.

Mais Publicações

       

Assine gratuitamente nosso boletim e saiba quando um novo texto for publicado.