CEFAC – Centro de Estudos de Família, Casal e Individual - Publicações - Conceituando Famílias
Logomarca do CEFAC Bahia

CEFAC Bahia

Centro de Estudos da Família e CasalDesde 1985

Publicações

Artigo:
Conceituando Famílias

Por: Mila Correa D'Oliveira*

Última atualização em

Quando se faz a pergunta “O que é a família?”  surge automaticamente uma infinidade de respostas distintas. Cada um de nós está inserido em uma família e isso determinará o que é a definição de família. Tal definição sofrerá influência de suas crenças, seu passado mas, principalmente, de suas interações.

Foi a partir dessa ideia de família como um conjunto de indivíduos que, dentro da sociedade, interagem, formando um sistema que se baseou o despertar da teoria sistêmica da família. Segundo os autores da Sistêmica de primeira ordem, mais especificamente Minuchin e Jackson. Mecanismos irão auto regular a família, que guiará suas interações de acordo com regras abstratas, delineando a forma como essa família se organizará diante de cada situação, não somente entre si, mas com seu entorno.

*Mila Correa D'Oliveira

Mediadora certificada pelo Conselho Nacional de Justiça, Psicoterapeuta Sistêmica pelo Centro de Estudos da Família e do Casal, graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduanda em Gestão de Conflitos pela Universidade Católica do Salvador, estudante da graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, pesquisadora em Estudos da Deficiência

Mais Publicações

       

Assine gratuitamente nosso boletim e saiba quando um novo texto for publicado.