Artigo: Conceituando Famílias
Por: Mila Correa D'Oliveira*
Última atualização em
Quando se faz a pergunta “O que é a família?” surge automaticamente uma infinidade de respostas distintas. Cada um de nós está inserido em uma família e isso determinará o que é a definição de família. Tal definição sofrerá influência de suas crenças, seu passado mas, principalmente, de suas interações.
Foi a partir dessa ideia de família como um conjunto de indivíduos que, dentro da sociedade, interagem, formando um sistema que se baseou o despertar da teoria sistêmica da família. Segundo os autores da Sistêmica de primeira ordem, mais especificamente Minuchin e Jackson. Mecanismos irão auto regular a família, que guiará suas interações de acordo com regras abstratas, delineando a forma como essa família se organizará diante de cada situação, não somente entre si, mas com seu entorno.
Texto completo em PDF
*Mila Correa D'Oliveira
Mediadora certificada pelo Conselho Nacional de Justiça, Psicoterapeuta Sistêmica pelo Centro de Estudos da Família e do Casal, graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduanda em Gestão de Conflitos pela Universidade Católica do Salvador, estudante da graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, pesquisadora em Estudos da Deficiência
Mais Publicações
- Conceituando Famílias Mila Correa D'Oliveira*
- A Relação no Divã Elda Elbachá*
- A influência do Serviço Social Michael Nichols e Richard Schwartz*
- Pensamento Sistêmico: Uma Nova Visão Maria José Esteves de Vasconcellos*
- Famílias Contemporâneas Joana Junqueira Ayres*
- A demanda terapêutica e o foco terapêutico Elda Elbachá*