Logomarca do CEFAC Bahia

CEFAC Bahia

Centro de Estudos da Família e CasalDesde 1985

Publicações

Reflexões Terapêuticas:
Famílias Contemporâneas

Por: Joana Junqueira Ayres*

Última atualização em

O retrato de família atual não reflete mais o modelo tradicional composto por pai, mãe e filhos de um mesmo casamento. Até pouco tempo atrás, era fácil identificar as pessoas de uma mesma família, pois os parâmetros que definiam a configuração familiar eram apenas os laços consanguíneos e de parentesco. Atualmente, esses parâmetros não são mais suficientes. Há uma multiplicidade de configurações familiares, fruto de mudanças sociais, econômicas, psicológicas, políticas e culturais que convocam a sociedade a se adaptar a novas situações. São famílias divorciadas, monoparentais, lideradas por homens ou mulheres, com filhos adotivos, homoafetivas, entre outras.

Frente a essas transformações, multiplicam-se debates sobre as consequências de cada arranjo familiar para o desenvolvimento psicossocial do indivíduo, possíveis problemas e traumas que podem causar. Ocorre que muita atenção tem sido dada ao tema como se a Família estivesse em falência, quando na verdade o que está a falir é o modelo tradicional de configuração familiar que se apresenta como único.

*Joana Junqueira Ayres

Psicóloga e Psicoterapeuta Sistêmica de Família, Casal e Individual. É docente do Centro de Estudos da Família e Casal – CEFAC e Consultora em Desenvolvimento Humano.

Mais Publicações

      

Assine gratuitamente nosso boletim e saiba quando um novo texto for publicado.