Logomarca do CEFAC Bahia

CEFAC Bahia

Centro de Estudos da Família e CasalDesde 1985

Publicações

Artigo:
Pensamento Sistêmico: Uma Nova Visão

Por: Maria José Esteves de Vasconcellos*

Última atualização em

Muito se tem falado sobre pensamento e práticas sistêmicas e sobre novos paradigmas. A visão sistêmica do mundo – ou o pensamento sistêmico – tem sido considerado algo novo, contemporâneo. Eu o tenho apresentado como o novo paradigma da ciência, e então as pessoas me perguntam: o que é pensamento sistêmico?

Destaco três dimensões que constituem uma visão de mundo sistêmica:

1. Ver sistemicamente o mundo é ver e pensar a complexidade do mundo. É ver e pensar as relações existentes em todos os níveis da natureza e buscar sempre a compreensão dos acontecimentos – sejam físicos, biológicos ou sociais – em relação aos contextos em que ocorrem. É reconhecer a complexidade organizada do universo.

2. É também ver sempre o dinamismo das situações, reconhecendo que o mundo está em “processo de tornar-se”, e que isso nos leva a conviver com situações que não podemos prever e com acontecimentos – físicos e biológicos ou sociais – cuja ocorrência não podemos controlar. Mas também é acreditar nas possibilidades de mudança e evolução dos sistemas.

3. É ainda reconhecer que não existem realidades objetivas: vamos constituindo as realidades – físicas, objetivas ou sociais – à medida que interagimos com o mundo. Que enquanto – por meio de nossas conversações – vamos definindo situações como desejáveis, pessoas como deficientes etc, enquanto vão sendo constituídas, essas realidades vão se instalando. E, ao mesmo tempo em que se instalam, vão agindo também, recursivamente, sobre nossas interações com essas situações ou com essas pessoas.

Mas por que considerar nova, contemporânea, essa visão ou pensamento?

 

*Maria José Esteves de Vasconcellos

Maria José Esteves de Vasconcellos é Mestre em Psicologia: Relações Interpessoais e Desenvolvimento Humano pela UFMG, autora de diversos livres sobre Sistêmica tais como “Terapia familiar sistêmica. Bases cibernéticas” e “ “Pensamento Sistêmico. O novo paradigma da ciência”, é também envolvida na construção da Metodologia de Atendimento Sistêmico, ministra palestras, workshops, cursos e presta consultorias sobre pensamento sistêmico e suas implicações em diversas práticas profissionais, assim como em todos os contextos de relações interpessoais.

Mais Publicações

       

Assine gratuitamente nosso boletim e saiba quando um novo texto for publicado.